SOBRE
Nos últimos anos, tem-se assistido ao despertar do interesse pela tipografia de caracteres móveis junto de um público que já não a conheceu enquanto técnica hegemónica da impressão comercial. Inviável actualmente para uma produção em grande escala, a técnica tem vindo a renascer ao ser adoptada por um número crescente de artistas gráficos, designers e editores.
Em associações e ateliers que recuperam antigas máquinas e tipos de letra tantas vezes destinados à sucata, nas poucas oficinas tipográficas comerciais que ainda subsistem ou em escolas e universidades que reconhecem a importância da técnica no percurso e formação dos designers gráficos, tem sido muito e estimulante o trabalho surgido nos últimos anos entre nós.
Com a intenção de juntar pela primeira vez em Portugal praticantes e pessoas interessadas pela tipografia tradicional e de dar a conhecer a diversidade de abordagens de que é alvo actualmente, surge em Ponta Delgada o TIPO um Encontro de Impressores Tipográficos.
Num arquipélago onde a técnica gutenberguiana entrou em 1829 e continua bem viva, seja nas antigas oficinas tipográficas que ainda a utilizam, seja numa abordagem actual, reinventada sob uma perspectiva contemporânea, esta é uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), com a parceria da Cresaçor — Cooperativa Regional de Economia Solidária, através da sua equipa Criações Periféricas.
O TIPO, que se espera venha a ter uma existência regular, pretende, ao mesmo tempo, sensibilizar e contribuir para a divulgação e preservação de equipamentos, materiais e do saber dos mestres tipógrafos.
Contando com a presença de artistas gráficos, designers, investigadores e editores — regionais, nacionais e internacionais — o programa incluiu, entre outros, exposições, conversas, workshops, feira de edições, além de um roteiro pelo rico património tipográfico de São Miguel.
Bem-vindos ao TIPO!
Iniciativa
Parcerias e Apoios
Cresaçor
Tipografia Micaelense
Tipografia Esperança
Tipografia A Crença
Gráfica do Norte
Museu Oficina Capelas
Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas
Direção Artística
Júlia Garcia (Cresaçor)
Manuel Diogo (Homem do Saco)
Design de Comunicação
Júlia Garcia (Cresaçor)
Webdesign
Elisabete Ross (Cresaçor)
Produção
Diana Diegues (Cresaçor)
Fotografia