TIPO workshops

Non Sense Letterpress

12 Outubro 2019 Tipografia Micaelense

«Este workshop propõe uma reflexão sobre a busca por sentido na comunicação, um importante aspecto em projectos gráficos. Na prática, os participantes utilizarão tipos e ornamentos para compor textos livres, em mensagens não discursivas, colocando o significado verbal em segundo plano. A experimentação será estimulada na organização visual dos elementos, valorizando as suas relações formais — forma e contra-forma, alinhamentos e hierarquias».

Workshop para Crianças

12 Outubro 2019 Tipografia Micaelense

«Pequena oficina de tipografia e de impressão para dar largas à imaginação, com tipos de madeira e de metal, com tamanhos díspares. No final dos trabalhos, cada participante levará para casa uma peça gráfica que compôs e imprimiu no prelo».

Súper Tipo Veloz

12 Outubro 2019  CRAA

«Neste workshop, os conceitos de tipografia, caligrafia e lettering serão combinados em torno do Súper Tipo Veloz, um conjunto mítico de tipos móveis com mais de 75 anos de história. Trata-se de um engenhoso sistema modular criado em 1942 por Joan Trochut que permite inúmeras combinações e possibilidades estilísticas e expressivas. Foi amplamente utilizado para criar letras capitulares e ornamentadas, bem como desenhos ou ilustrações tipográficas. Começaremos com uma introdução histórica do Súper Tipo Veloz para conhecer esta criação espanhola do pós-guerra. A seguir, conheceremos os principais módulos de construção de letras por intermédio de um escantilhão que selecciona as principais formas que os alunos e alunas podem assumir como ponto de partida. Posto isto, começaremos a desenhar e a esboçar com a ajuda desta ferramenta realizando pequenos exercícios, como sejam variações na forma e no tamanho de uma letra, a criação de letras decorativas, padrões de repetição ou uma palavra completa. Será possível finalizar com uma intervenção nos desenhos iniciais por meio de ligaduras, ornamentos, sombreados, etc. que aumentam a expressividade das palavras usadas na mensagem. Graças à enorme versatilidade e flexibilidade do Súper Tipo Veloz, podemos verificar que os seus resultados não correspondem à rigidez geométrica que esperamos dos tipos modulares. Brincando com os seus módulos, podemos entender muito melhor a construção da letra. E tudo muito rápido … Ou, Super Veloz».