TIPO uma exposição

É uma exposição que pretende mostrar a vitalidade e a diversidade da produção contemporânea com tipos móveis. Com ênfase nos trabalhos desenvolvidos em Portugal, terá um núcleo dedicado ao trabalho da Oficina Tipográfica de São Paulo e a Cláudio Rocha, um dos seus fundadores. Existirá ainda uma selecção de trabalhos com origem noutros países.

Em complemento, estarão expostos utensílios e material tipográfico de oficinas de São Miguel e material histórico impresso na ilha.

NÚCLEO CRAA

10 — 20 Out 2019

NÚCLEO ARQUIPÉLAGO

11 Out — 10 Nov 2019

SABER MAIS

Constituída por dois núcleos: Centro Regional de Apoio ao Artesanato—CRAA, em Ponta Delgada e Arquipélago—Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande.

 

No primeiro, estará em exposição material histórico impresso nas ilhas, além de utensílios e material tipográfico de oficinas de São Miguel. Junto com as antigas impressões, será possível encontrar algumas abordagens contemporâneas às mes- mas peças, por vezes utilizando o material tipográfico usado nas primeiras há dezenas de anos. Realça-se, assim, a diversidade de abordagens que nos permite a tipografia de caracteres móveis e a sua capacidade para se adaptar a diferentes épocas.

Este núcleo pretende ser, ao mesmo tempo, uma homenagem a todos os tipógrafos que trabalharam e continuam a trabalhar nas Ilhas dos Açores.

No Arquipélago, uma exposição de trabalhos contemporâneos pretende mostrar a vitalidade e a diversidade da produção actual com tipos móveis. Com ênfase nos trabalhos desenvolvidos em Portugal, terá um núcleo dedicado ao trabalho da Oficina Tipográfica de São Paulo e a Claudio Rocha, um dos seus fundadores. Existirá ainda uma selecção de trabalhos de destacados impressores de fora de Portugal.

Centro Regional de Apoio ao Artesanato—CRAA
Rua Conselheiro Dr. Luís Bettencourt, 24
9500-058 Ponta Delgada
T: +351 296 309 100

Arquipélago—Centro de Artes Contemporâneas
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 – 516 Ribeira Grande
T: +351 296 470 130

Atelier Artes e Letras

Dinis Botelho
Tipografia Micelense

Edições 50 kg

Espaço Memória
Tipografia Popular do Seixal

Filipa Matta
Gregory Le lay
Inpressed
Joana Monteiro
João Sebastian
Jorge dos Reis
Júlia Garcia
Miguel Melo
Miss Print
O Homem do Saco
Pedro Amado
Quadratim Letterpress
Robin Fior
Tipografia Dias
Serrote
Ticoolgrafia
Vivóeusébio

Claudio Rocha
OTSP
Oficina Tipografica São Paulo

Alan Kitching
Anonima Impressori
Archivio Tipografico
Claudio Madella
Dafi Kühne
David Wolske
Hatch Show Print
Rafael Neder e Flavio Vignoli
Roberto Gamonal
Familia Plómez
Romano Hänni
Russell Maret
The Print Project